Frutas da Ceia de Natal dos paraenses estão mais caras este ano
Uma pesquisa preliminar do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas do Pará ( Dieese-PA), apontou que as frutas que compõem a ceia de Natal dos paraenses vão ficar ainda mais caras este ano.
Segundo o levantamento, o aumento é sentido tanto no preço da importada como também das nacionais. As importadas em função da alta do Dólar e as “verde amarelas”, em virtude da sazonalidade dos produtos, fatores ligados a comercialização e a alta da inflação.
A pesquisa foi realizada em supermercados da Grande Belém na primeira semana deste mês em relação a igual período de 2020, com foco nas Frutas Regionais que também podem ser utilizadas na Ceia.
Os reajustes mais significativos foram verificados nos preço das seguintes frutas: Melão Amarelo, kg com reajuste acumulado de 16,77%, seguido da Manga Rosa kg com alta de 14,10%; Castanha do Pará kg com alta de 11,18%; Melancia kg com alta de 8,18%; Banana Prata kg com alta de 7,35%; Abacate kg com alta de 5,62% e do Kiwi kg com alta de 5,13%.
Outras frutas nacionais também estão à disposição dos consumidores e podem fazer parte da Ceia de Final de Ano, como Laranja pera, Mamão havaí, Cupuaçu, Graviola, Bacuri, etc.
As Pesquisas do Dieese/PA também revelaram que são bastante expressivas as variações de preços de um mesmo produto entre os vários locais de vendas, em alguns casos estas diferenças chegam a mais de 20,00%, por isso é fundamental pesquisar antes de comprar.
Nenhum comentário