Pautas e denúncias para focoananin@gmail.com

Hospital Metropolitano fortalece práticas de cuidados individualizados

 Na unidade, os profissionais são treinados antes de serem inseridos à prática assistencial, com o objetivo de aumentar a segurança do paciente 



Para minimizar qualquer tipo de risco à trajetória dos pacientes do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, os profissionais assistenciais participam, antes de iniciarem suas atividades funcionais, de um treinamento sobre as boas práticas e condutas a serem seguidas para o bem-estar dos pacientes internados.

Entre essas ações necessárias, que contemplam os protocolos de governança clínica da unidade, o Plano Terapêutico individualizado, ferramenta multiprofissional que tem função de comunicação entre profissionais e pacientes na administração de evolução dos internados, é posto em prática desde a admissão do doente. 

De acordo com a médica da qualidade do Hospital Metropolitano, Nelma de Jesus, o  plano visa aumentar a segurança para o paciente, treinar a equipe assistencial para analisar as metas de cada caso, além de fortalecer a comunicação entre eles.

“É a realização de um traçado ideal para o tratamento de cada paciente que precisa do atendimento oferecido no Hospital Metropolitano, que sempre é pautado na segurança do paciente. Para fortalecer esse aspecto e treinar os funcionários desde o primeiro momento com o trabalho, a integração ao Plano Terapêutico foi criada e vem sendo executada na unidade”, explica Nelma.

Dentro do Hospital Metropolitano, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, os processos de segurança do paciente são monitorados pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), setor responsável por fiscalizar as normas e padrões exigidos. O hospital é referência no tratamento a vítimas de traumas de diversas complexidades.

A médica explica que as práticas devem ser revisitadas toda vez que ocorre alguma alteração no quadro clínico do paciente ou quando não se consegue cumprir alguma meta preestabelecida pela equipe. 

Aperfeiçoamento - Os treinamentos são direcionados a todos os profissionais que atuam na equipe assistencial, seja em clínica médica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pediatria ou Unidade de Tratamento de Queimados (CTQ). 

“O fortalecimento do Plano Terapêutico dentro do Hospital Metropolitano é uma prática constante. Sabemos que não depende de um ou outro profissional, mas de toda a equipe assistencial, em todos os turnos”, explica a gerente de qualidade do HMUE, Viviane Lesses.

Cuidados - Referência no atendimento a vítimas de múltiplos traumas no Norte do Brasil, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência conta com a certificação ONA 2 Acreditado Pleno, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta que a unidade atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.

Na unidade, diversas atividades que visam o bem-estar dos pacientes são desenvolvidas, entre elas o Projeto Alta Humanizada, o Aniversário no Leito e o Ressignificar.


Nenhum comentário

RESPONSIVE ADS HERE
Tecnologia do Blogger.