Pautas e denúncias para focoananin@gmail.com

No Hospital Metropolitano, atendimento de saúde mental integra a rede de cuidados


Além do suporte para reestabelecer a condição física após um trauma, a unidade também oferece atendimento psicológico diário nos leitos

Para amenizar sentimentos negativos, como tristeza e estresse, durante o período de internação para o tratamento de algum trauma, os pacientes do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, recebem também suporte psicológico.

O atendimento, realizado diariamente no leito, é desenvolvido por psicólogos, tanto para pacientes da enfermaria, quanto das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A assistência conta com suporte que age com foco na melhora da saúde mental, a partir da conversa e análise feita pelos profissionais. 

“Os pacientes vêm para tratamento de traumas de diversas complexidades, são acidentes, queimaduras e outros. Diante da situação de estresse, podem enfrentar abalos e prejuízos na condição emocional, como ansiedade, depressão e pânico, por exemplo", explica a psicóloga do HMUE, Natália Marçal.

"O atendimento psicológico beira leito busca diminuir esse sofrimento psíquico desencadeado pelo trauma e hospitalização, contribuindo para o bem-estar emocional e melhora na adesão ao tratamento”, conclui a profissional.

Dentro da unidade hospitalar, pertencente ao Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, oito profissionais dividem a missão de desenvolver uma escuta empática, com o objetivo de acolher e reconhecer necessidades que auxiliarão na assistência.

Somente no mês de outubro deste ano, mais de dois mil atendimentos deste tipo foram realizados na unidade. “O objetivo de todas as equipes que atuam no hospital é recuperar a saúde dos pacientes para que eles retornem saudáveis para seus lares e suas famílias. Aliar o acompanhamento psicológico a essa missão, com certeza, agrega positivamente”, comenta Natália Failache, coordenadora de psicossocial do HMUE.

Diferentes tipos de cuidado - Dentro do Hospital Metropolitano, além do apoio psicológico, diversas ações são realizadas com foco no bem-estar de pacientes, acompanhantes, colaboradores e comunidade externa. 

Um exemplo é o Projeto Direção Viva, que rotineiramente realiza atividades de conscientização dentro e fora da unidade, além do Projeto Reviver, com a doação de mudas de plantas para pacientes que recebem alta e o Cartas de Afeto, que entrega mensagens de entes queridos para internados e profissionais da unidade.


Nenhum comentário

RESPONSIVE ADS HERE
Tecnologia do Blogger.