Pautas e denúncias para focoananin@gmail.com

Vendas de festas de fim do ano devem crescer mais de 20%

 

O Centro Comercial de Belém já se prepara para as vendas de fim de ano. Este ano, além das datas tradicionais, como Black Friday, Natal e Ano Novo, as comemorações da Copa do Mundo pretendem movimentar o comércio. Por isso, as cores verde e amarelo dominam as principais ruas do centro. Além disso, algumas lojas já apresentam artigos natalinos e promoções nas vitrines. Esses dois meses são de grande expectativa de vendas pelos lojistas da capital, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindlojas).

Para 2022, a expectativa é crescer mais de 20% em vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Isso se traduz por conta, principalmente, da procura por artigos da Copa, que inicia no próximo dia 20, antes da Black Friday, e tem previsão de término em dezembro. A loja de confecções Mega Modas, na João Alfredo, tem apostado no torneio de futebol para lucrar durante o bimestre, mas sem esquecer das demais datas, que devem ganhar maior notoriedade no final deste mês e início de dezembro.

“A gente está com toda a expectativa para essa Copa arrebentar. Foi bom no período da eleição, mas agora deu uma quebrada. Eu creio que vá vender bastante, superar a de 2018. Nós, como muitos vendedores, estamos focando na Copa para depois pensar no fim de ano. Geralmente, lá pelo dia 20, a dona escolhe algumas mercadorias, baixa mais o preço e a gente faz um promocional, o dito “Chama”. As mercadorias que já têm ficam um preço mais baixo e vai ter algum produto direcionado somente para a promoção. Se não tivesse Copa, já estava tudo arrumado para a Black”, afirmou a gerente Mônica Silva.

PREPARAÇÃO

A preparação para o Natal e Réveillon ainda é tímida, notada, principalmente, em lojas de artigos de decoração de casa. A Casa Freitas é uma das poucas que vem investindo nesse período, juntamente com as promoções da Black Friday. Logo na entrada da loja foram posicionados árvores e enfeites de Natal, que já chamam a atenção dos clientes. “A expectativa da empresa é muito alta. Toda semana a gente recebe muita mercadoria para suprir a necessidade do público porque o fluxo de clientes já está bem alto na loja. As ações começaram a ficar mais intensas desde antes do Dia das Crianças e essa semana já começou uma nova ação que é mais voltada para o Natal. A loja já tá com um clima de Natal porque a expectativa é muito alta e a procura está grande nesses itens”, disse a gerente Larissa da Rocha.

“A Black Friday vai ter ação específica. No período de Black Friday, os clientes vêm procurar muita panela, coisas de vidro e muita procura mesmo de jogo de lençol. A gente trabalha com um preço muito agressivo e essa semana mesmo algumas linhas, como a Queen e a Solteiro, já estão em promoção. Aqui a gente faz a ação no mês todo, não vai ser ação somente no dia, o cliente tem o mês todo para aproveitar várias ofertas”, garantiu Larissa, gerente da Casa Freitas.

CLIENTES

- Entre os clientes, é o momento de aproveitar a antecedência das festas para comprar com um preço mais acessível. Essa é a situação da dona de casa Quézia Caetano, de 51, que já tem feito a comparações de preço para levar a melhor opção. “Eu estou vendo como estão os preços para não chegar no Black Friday e pensar que caíram, mas, na verdade, está a mesma coisa. Já estou me antecipando para comprar também as coisas pro Natal, mais enfeite no geral. Até lá já estou com a casa toda arrumada. Para a Black Friday eu estou pensando em comprar pouca coisa, um fogão e um ar condicionado, coisa essencial para casa, mas depende do preço”, disse.

Assim com ela, a musicista Camila Moraes, 26, pretende comprar um item importante para casa: um televisor. Apesar de pesquisar a melhor oferta, a profissional deve vender o próprio produto, o que deve gerar uma renda extra. “Eu me organizei para vender na Black Friday porque eu sou empreendedora também. Talvez eu compre uma televisão dependendo do valor que vai ser ofertado. Já estou pesquisando o preço agora. Eu pretendo vender mesmo os meus cursos on-line de regência, que na Black Friday vai ganhar quinhentos reais de desconto. Eu também estou na expectativa de ter um lucro nesse período”, afirmou.

Nenhum comentário

RESPONSIVE ADS HERE
Tecnologia do Blogger.